As igrejas emergentes nascem de forma inovadora com o desejo de por em prática o evangelho dentro das culturas pós-modernas, vemos ao final do século XX um cristianismo em crise em muitos países, em especial nos EUA onde o movimento começa a surgir com maior intensidade, uma sociedade vivendo mudanças radicais em sua cultura e formas de viver, e as igrejas tradicionais não conseguindo acompanhar suas ideologias e filosofias em transição, e como consequência afastando muitas pessoas de seus templos denominacionais, as igrejas emergentes enfatizam o autêntico, a expressão criativa e uma perspectiva sem julgamentos, procurando reavaliar as doutrinas, se identificar com Jesus como participante da cultura, seguir seu exemplo incluindo os excluídos, desafiando autoridades e vivendo com humildade em comunidades alternativas.
Para o Ministério de Missões e Adoração, conhecido como Missões MMA Brasil na cidade de Londrina PR, fundado pelo Pastor Juciano Massacani, surge através do entendimento de pontos em vulnerabilidade social de algumas “tribos urbanas” específicas da cidade que não conseguiam e/ou não conseguem ter acesso a templos religiosos para poder entregar sua adoração a Deus e serem incluídos em uma comunidade de fé.
Meados de 2016, o fundador Pastor Juciano Massacani, decide estabelecer na cidade de Londrina uma “Casa de Missões” para poder dar suporte social, como estratégia de proximidade e realização de cultos direcionados para estas “tribos urbanas” (pessoas em situação de rua, prostitutas, travestis entre outros), incluindo-os na comunidade de fé.
Os cultos aconteciam diariamente nos horários do almoço e jantar, a dinâmica litúrgica diferente da tradicional, favorecia a participação e oportunidade para este público poder louvar, fazer leitura da palavra entre outras atividades durante os cultos.
Este cenário levou ao batismo mais de 100 pessoas destas “tribos”, tendo como grande diferencial de outras denominações a participação, e o sentimento que gerava nos participantes de fazerem parte de uma família, o que resultou em muitas pessoas vivendo experiencias com Deus de maneira sobrenatural.
Com o crescimento do projeto, e a expansão rápida do “MMA”, levou o Pastor Juciano Massacani abrir novas frentes para assistir e incluir estas pessoas.
Atualmente as Missões MMA Brasil tem sua igreja em um espaço separado, e mais de 10 casas que acolhem diversos públicos em vulnerabilidade, fazendo parte junto a secretária de assistência social da cidade de Londrina, do que chamam de TRILHA DA CIDADANIA. Ou seja, possuindo todas as etapas em projetos, daquilo que é necessário para uma pessoa ser incluída novamente na sociedade.
A igreja do MMA tem seu viés missional, e toda uma liturgia inclusiva para este público, não se importando com vestimentas, estado social, e conhecimento teológico para desenvolver qualquer atividade que seja no âmbito denominacional.
As raízes inicias permanecem no grande templo, o local produz oportunidades, buscando sempre envolver este publico em suas atividades, entendendo que o cenário de missão é o cenário curador para estas pessoas, de maneira que elas se fortalecerem e encontram novos destinos para suas vidas
Se tratando de uma igreja emergente em resposta a uma necessidade local, Pastor Juciano Massacani desenvolve várias frentes sociais, buscando o engajamento dos membros que compactuam com a visão no desejo de servir e transformar a realidade destas pessoas.
Nas casas de acolhimento a igreja se desloca em missão, para o que eles chamam de “Polo de Missões” visando atender aqueles que não podem se deslocar até o templo, proporcionando assim para dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade a oportunidade de cultuar a Deus, sem julgamento, sem preconceitos e sem doutrinação.
Para o Pastor Juciano Massacani, a igreja precisa dar voz a estas pessoas em vulnerabilidade, onde que para uma grande maioria, são invisíveis e difícil de compreende-las. O anseio é mostrar que em Cristo é possível viver uma vida abundante em graça de forma intensa e maravilhosa.
Os membros que se juntam a esta igreja são estimulados frequentemente nos cultos de missão, à buscar meios de fazer novos discípulos e ter a missão como um estilo de vida.
Como todo movimento emergente há vários desafios, neste caso o que observamos é a não aceitação por parte de outras denominações daquilo que o MMA tem realizado na cidade, e o desejo de fazerem parte nesta construção para a uma sociedade mais justa e igualitária para todos serem incluídos em uma comunidade de fé.
Outro ponto observado é a própria repugna dos religiosos que sempre almejam uma mensagem de incentivo à fé pessoal em Cristo sem quaisquer expressões sociais, o que não é encontrado nas mensagens feitas no MMA.